Porque eles são os melhores naquilo que fazem...e também os mais novos.

Venha daí conhecêlos!

domingo, 22 de maio de 2011

CARLOS DANIEL



Melhor marcador dos Juniores da U.Leiria com 16 anos, poderá constituir um goleador de futuro

Progressivamente, Leiria vai impondo o seu nome no futebol português como uma verdadeira 'casa de talentos'. Com um passado pouco profícuo nessa vertente, nunca tendo a União de Leira formado um grande valor do futebol nacional, essa tendência começou a mudar nas últimas épocas., com a implementação de todo o futebol jovem leiriense na sua Academia de Santa Eufémia.

Apresentando um bom trabalho e resultados convincentes, na última temporada revelavam Michael Domingues 'Mika' na baliza e principalmente o médio ofensivo Rúben Brígido, que se estreava na Liga ainda na preterira temporada. Permanecendo a dupla entre os nomes seniores esta temporada, revelava-se novamente nos Juniores do clube da Cidade Lis um novo criativo, João Valente, conhecido como Jardel, que recebia também contrato profissional.

As últimas semanas indicam que o maior talento entre todos estes atletas está a mostrar-se nesta época no escalão de sub-19 da União de Leiria, o talentoso Carlos Daniel Teixeira, que vem impressionando pela precocidade com que com apenas 16 anos se destaca na frente de ataque leiriense no Nacional de Juniores, no qual vem contribuindo para a excelente participação da equipa na Zona Sul, competição onde a União milita no terceiro posto, muito devido à impressionante capacidade goleadora do jovem prodígio, que se revela um goleador para o futuro do futebol português.

Carlos Daniel deixa a cada partida provas de que o seu talento poderá chegar aos mais altos patamares, brilhando no escalão etário acima do que seria indicado para a sua idade. O avançado ainda começaria a pré-temporada no escalão sub-17 junto dos companheiros da sua idade, mas depressa se compreendia que o valor do jovem avançado, que apresenta uma eficácia de relevo, indiciava já qualidade para uma aposta mais vincada. Desta forma, pouco após o início da temporada Carlos Daniel viu-se promovido ao plantel de Juniores, deixando os Juvenis A órfãos da sua principal estrela.

Por vezes há que sacrificar alguns interesses para o bem de valores superiores. Terão assim pensado os dirigentes da União quando colocavam Carlos Daniel junto dos atletas sub-19 da União, a maior parte dois anos mais velhos que o avançado. Poderiam esperar-se dificuldades de adaptação, algo que nunca aconteceu, uma vez que o seu grande poder de concretização imediatamente fazia a diferença, deixando uma forte convicção do seu talento quando na primeira oportunidade, a 1ª jornada do Nacional de Juniores, Carlos Daniel Teixeira se estreava a marcar pelos sub-19, e logo a dobrar, frente ao Nacional.

A entrada de Carlos Daniel na temporada deixava fortes esperanças que o avançado depressa confirmaria, marcando nas jornadas seguintes o golo vitorioso frente ao Real SC e novo 'bis' frente ao Internacional de Almancil. Após esta série de golos, o talentoso atacante voltaria a marcar na oitava jornada, no Restelo, num desaire frente ao Belenenses, voltando algumas semanas depois a deixar a sua marca no Nacional da Madeira, desta feita no Funchal. Real e Internacional de Almancil voltavam a sentir a sua produtividade, os algarvios novamente a dobrar, não parando de marcar até à actualidade.

Avançado apresenta uma progressão de carreira sustentada, arrancando fortes elogios em Leiria

Até esta jornada, Carlos Daniel marcava ao Estoril e na anterior jornada decidiu o duelo frente ao Estrela da Amadora. Somatório até ao momento? Impressionantes 14 golos em 17 jornadas de Zona Sul, sendo que o avançado leva já seis jornadas consecutivas a fazer abanar as redes, o que leva os dirigentes da União a prestar forte atenção a tamanhas demonstrações de qualidade.

Os números revelados tornam Carlos Daniel um avançado bem apetecível para as Selecções Nacionais jovens, mostrando-se uma óbvia alternativa para preencher o ataque da Selecção Nacional sub-17, um conjunto onde já mostrou a sua qualidade em estágio.

A assinatura de contrato profissional será um destino inevitável para Carlos Daniel, que vem conhecendo o caminho desejado por qualquer jogador, uma progressão sustentada, crescendo em termos de preponderância conforme a sua idade vai avançando, o que faz criar elevadas expectativas na sua entrada no futebol sénior.

Esse evento estaria previsto para daqui por duas temporadas, uma previsão que agora parece reticente dada a forte ascensão que vem mostrando, encontrando-se com tão tenra idade a um nível que dificilmente esperaria quando dava os seus primeiros toques na bola na Figueira da Foz, de onde é natural.

Carlos Daniel entrava no futebol de alta competição pela mão da Naval 1º de Maio aos 10 anos, integrando as Escolas do clube, onde se encontraria uma temporada, mudando-se para o vizinho CD Cova-Gaia, no qual se integraria para as suas temporadas de Infantil, acabando por impressionar o Benfica, mudando-se para o Seixal por duas temporadas, tendo na segunda (e última) temporada ao serviço dos encarnados logrado conquistar o Campeonato Nacional de Iniciados, o que não lhe valeu a permanência nos quadros benfiquistas na transição para Juvenil.

Dessa forma, a sua primeira temporada como Juvenil seria já efectuada em Leiria, onde depressa se impunha, colocando-se na frente de ataque da União, deixando indicativos que nesta temporada, com o sucesso conhecido, revelando-se o mais jovem atleta do plantel de Juniores, mas ao mesmo tempo a grande figura, suscitando grande interesse no seu futebol, tendo já sido apontada a cobiça do Sporting, que poderá colocar o jovem avançado num dilema, podendo apostar na redenção num clube grande, depois da experiência pouco feliz no Benfica a nível de utilização, ou em alternativa permanecer em Leiria.

Esta segunda hipótese parece mesmo a mais provável, dada a grande visibilidade que o seu talento vem merecendo no clube leiriense, contando o jovem já a atenção da equipa sénior, com a qual trabalha com regularidade, tendo até já competido com os nomes profissionais do clube num jogo-treino frente à Selecção Nacional sub-20. Assim, poderá Carlos Daniel Teixeira apostar na estabilidade, mantendo-se num emblema onde é fortemente acarinhado.

Nome: Carlos Daniel Cevada Teixeira
Posição: Avançado
Data de Nascimento: 11 de Julho de 1994
Altura: 1,78
Nacionalidade: Português
Clube: União de Leiria

Texto: Rafael Reis

Sem comentários:

Enviar um comentário