Porque eles são os melhores naquilo que fazem...e também os mais novos.

Venha daí conhecêlos!

domingo, 14 de agosto de 2011

DAVID BRUNO



Exemplo de regularidade com 'marca FC Porto'

A forma dominante com que o FC Porto tem arrancado o seu domínio a nível de títulos ao nível sénior, apresentando-se o mais poderoso clube nacional nas últimas duas décadas, estende-se à formação no âmbito da competitividade. Desta forma, verifica-se que os dragões apostam de forma regrada nos atletas que provém da sua formação, escolhendo apenas os mais completos a nível físico, técnico e táctico, estes aspectos com especial incidência nos defesas, que devem apresentar como grandes premissas a firmeza e regularidade exibicional.

No actual plantel de Juniores do FC Porto verifica-se a presença de muita qualidade em todos os sectores, no sector defensivo, que tem vindo a produzir bons valores de 'escola FC Porto' apenas um atleta terá atingido uma maturidade física, táctica mas especialmente exibicional, o lateral direito David Carneiro Bruno, um dos principais líderes da equipa às ordens de Rui Gomes, que se estabelece como um valor bem seguro, que confere bastante estabilidade à equipa.

De David Bruno não devem esperar-se desconcentrações; futebolista com excelente personalidade, o lateral mostra-se extremamente forte no posicionamento, controlando a sua zona de acção com grande competência, o que lhe permite raramente chegar atrasado à disputa individual pelo flanco. Desta forma, juntando a forma apoiada e consciente com que integra o ataque, David Bruno poderá representar o mais recente projecto de defensor com chancela FC Porto.

A principal virtude do ADN futebolístico de David Bruno coloca-o na antecâmara de uma candidatura a uma oportunidade no futebol sénior na próxima temporada - a forma competitiva com que aborda cada partida. A sua raça é bem visível, não dando um lance como perdido, o que o torna um lateral de fácil aceitação perante o público, que aprecia atletas guerreiros e esforçados, o que poderá encarar-se como uma grande vantagem para uma futura afirmação do atleta.

As suas qualidades encontram-se há muito reconhecidas pelo FC Porto, onde comprovou toda a sua forte personalidade na passada temporada no Nacional de Juniores, no qual entrava como atleta de primeiro ano, o que não o afectou minimamente, saltando directamente desde o plantel de Juvenis A não para um habitual período de adaptação a novas exigências, mas para um estatuto de indiscutível no plantel de sub-19 portista, que tinha no lateral então sub-18 uma pedra fundamental da equipa, que acabou por não conquistar o título, principal razão para o 'divórcio' com Patrick Greveraars.

Lateral de boa colocação defensiva, próprio para se bater com adversários ofensivos.

A forma determinante com que David Bruno se assume na equipa estende-se, de forma tranquila, a esta temporada, apresentando-se como o indiscutível dono do lugar na lateral direita, onde mantém uma consistência exibicional de relevo, o que o torna um dos nomes com maiores possibilidades de se vir a revelar como um valor de futuro no FC Porto nos próximos anos.

A Selecção Nacional confirma também esta tendência, revelando um percurso bem seguro do lateral, que vai prosseguindo o seu caminho na formação com o símbolo das quinas ao peito, mantendo a presença nas equipas de Portugal numa fase decisiva da sua formação, a idade júnior, tendo no ano passado mantido o seu posto de principal opção na equipa sub-18 bem seguro, uma evolução que se completa na Selecção Nacional sub-19, onde se assume como uma das principais opções para a lateral direita.

A estabilidade de David Bruno deverá valer-lhe uma presença na convocatória para a Selecção Nacional, que disputará a Ronda de Elite de apuramento para o Europeu sub-19, tentando esta geração de 92 manter a tendência deixada pela anterior geração na época transacta, que para além de ter garantido a presença na competição, assegurou também a presença no Mundial de sub-20. Devendo encontrar jogos complicados pela frente, o lateral portista poderá constituir aposta, mostrando-se o lateral ideal para partidas frente a adversários de maior expressão ofensiva.

Não se mostrando um 'aventureiro' a atacar, o poder posicional de David Bruno será próprio de um valor seguro, que apresenta a mística vencedora do FC Porto no seu currículo, que se encontra recheado de conquistas no futebol jovem. Campeão nacional de Iniciados em 2006/2007 numa temporada em que os dragões evidenciaram uma latente superioridade, na temporada seguinte o lateral conhecia uma experiência no Atlético Aldenovense, de Vila Nova de São Bento, em Beja.

A passagem por terras alentejanas, deixando por uma temporada os escalões nacionais, não lhe cortaria os ímpetos, regressando ao dragão para ser novamente campeão, agora em Juvenis, entrando na temporada seguinte com a forte ambição de juntar ao seu currículo o título nacional que lhe falta, o Campeonato Nacional de Juniores.

Nesta competição, o FC Porto poderá conhecer o favoritismo de contar uma geração vencedora, habituada às exigências de vencer Fases Finais, podendo para que tal suceda contar com o rigor e exigência que predominam no jogo do seu lateral direito, e que poderão mesmo ser duas palavras importantes na carreira de David Bruno, que aos 18 anos merecerá a atenção da estrutura portista para os próximos anos de vida azul-e-branca.

Nome: David Carneiro Dias Resende Bruno.
Data de Nascimento: 14 de Fevereiro de 1992 - 18 anos.
Posição: Defesa lateral direito.
Nacionalidade: Português.
Altura: 1,76 m.
Peso: 67 kg.
Clube: FC Porto.

Texto: Rafael Reis
Imagem: Jornal O Jogo

Sem comentários:

Enviar um comentário