Porque eles são os melhores naquilo que fazem...e também os mais novos.

Venha daí conhecêlos!

domingo, 14 de agosto de 2011

JOÃO PAIS



Trajectória infeliz do Estrela não impede que o seu talento se evidencie

Esta temporada do Nacional de Juniores tem sido marcada pelas dificuldades no Estrela da Amadora, um emblema envolto em sérios problemas financeiros e estruturais, cujos problemas acabaram por evidenciar-se na carreira da equipa, que concluiu a Zona Sul com apenas um ponto após a prova, não conseguindo os tricolores fazer face aos problemas.

Contudo, nem tudo tem sido negativo para o Estrela, que mesmo sem ter ainda vencido uma única partida esta temporada, em termos individuais o emblema da Reboleira apresenta um atleta interessante, que se evidenciou mesmo perante os problemas do seu conjunto, exibindo qualidades para o futuro.

Para que a felicidade de João Pais fosse completa, faltaria apenas que o Estrela subisse na tabela classificativa. Por outro lado, em termos individuais, esta será mesmo a melhor temporada do jovem criativo a nível de consistência individual.

João Pais tem vindo a liderar as acções ofensivas do clube da Reboleira envergando o número que mais aprecia, o 7, assumindo também o posto de capitão de equipa, procurando ainda completar uma temporada bem positiva com um capítulo que muito aprecia, os golos, registo no qual se estreou nesta mesma jornada.

O criativo desequilibrou em benefício de uma saborosa igualdade conquistada pela sua equipa na recepção ao Real SC, numa partida carregada de significado pelo facto de se ter constituído muito provavelmente um dos últimos encontros do Estrela em competições oficiais, uma vez que o fatídico destino do clube poderá já estar traçado, para lamento do atleta, que muito apreciou esta experiência no clube.

João Pais e os seus companheiros sentirão com pesar a despedida do Estrela, uma vez que as suas hipóteses na Série C da 2ª Fase de Manutenção, nas contas da permanência, estarão renascidas, visto que todos os emblemas na prova voltaram à estaca zero em termos pontuais, o que tornaria possível ao clube da Reboleira livrar-se da descida caso resultados positivos como o conseguido frente ao Real fossem conseguidos.

A garra de João Pais não lhe permitirá 'atirar a toalha ao chão', tendo depois de uma exibição bem conseguida frente ao Marítimo em condições atmosféricas adversas, não tendo, ainda assim, contribuído para a primeira vitória da sua equipa esta época, na qual o médio ofensivo soma já 14 partidas consecutivas como titular e a tempo inteiro.

A boa temporada a nível pessoal de João Pais poderá levar a que na próxima temporada assuma outro projecto, numa temporada que será essencial uma vez que se tratará da sua última época no futebol de formação. Enquanto o final da temporada não surge, o tecnicista jogador concentra todas as suas atenções no Estrela até que o Nacional de Juniores se conclua ou, neste caso concreto, enquanto os amadorenses reúnam condições para competir.

O Estrela tem beneficiado das qualidades de João Pais, um atleta bastante esforçado, que atribui ao trabalho dentro de campo a maior virtude para a sua formação, que poderá concluir-se num meio mais exigente face à sua capacidade técnica bastante evoluída, sendo também detentor de competências no remate e de velocidade que lhe permite actuar pelas alas, levando a que mereça a confiança do seu treinador pela multiplicidade de opções que João Pais oferece no ataque.

Essa polivalência de João Pais possibilita-se pela sua assinalável visão de jogo, que o torna um atleta perigoso quando a esta característica soma muita vontade e fácil movimentação, que o torna eficaz em deambulações no ataque, incluindo-se na actual estratégia do Estrela como '10', embora possa competir com a mesma influência descaindo para qualquer das alas, especialmente a esquerda, de onde poderá empreender movimentos interiores e assim poder visar a baliza.

Tendo cumprido boa parte da sua formação no Sporting e ter sido destaque no Real, João Pais tem evoluído na Reboleira

O Estrela da Amadora assume-se uma etapa da carreira do jovem criativo que começou a jogar na Arrentela, tendo competido durante 6 meses no clube local, tinha então 7 anos, integrando depois as escolas de formação do Sporting, onde viria a integrar o plantel de Escolas C , onde arrancou para uma passagem recheada de títulos, conquistando os Distritais de sub-9, sub-10 e sub-11, aos quais acrescentou mais um título distrital em sub-14, sob o comando de Tiago Capaz.

Nessa temporada, João Pais jogou com alguma regularidade, actuando ainda como ponta-de-lança, dividindo as presenças na frente de ataque leonina com Alberto Coelho 'Betinho', hoje nos Juniores sportinguistas, apresentando nessa primeira temporada como Iniciado o 'cartão de visita' que passava pelo facto de ter sido o melhor marcador do Sporting no escalão de Infantis.

No entanto, na temporada como sub-15 seria comunicada a João Pais a decisão de que seria emprestado, uma vez que não teria acesso a um lugar no plantel face à sua baixa estatura. Assim, acabou por ser cedido ao Real SC, tendo nesse mesmo ano reencontrado os leões em duelos do Nacional de Iniciados.

Em Queluz, João Pais seria novamente destaque, tendo a sua boa temporada valido a presença em treinos da Selecção Distrital da AF Lisboa em sub-15, mudando-se no final da temporada para o Belenenses, onde num emblema com superiores pergaminhos esperava iniciar o seu período como Juvenil.

No entanto, a experiência no Restelo não se revelaria tão profícua como no Real, onde havia competido em todos os encontros do Nacional de Iniciados, apontando 10 golos, já competindo na sua posição predilecta, como extremo.

Pouco utilizado no Belenenses, João Pais perdeu a oportunidade de chegar à Selecção Nacional sub-16, quando parecia não estar longe dessa possibilidade durante o seu empréstimo ao Real. No entanto, a experiência no clube da Cruz de Cristo terá sido enriquecedora para o jogador, que foi orientado por Romeu Almeida, um técnico com quem apreciou trabalhar.

No entanto, as poucas oportunidades no Belenenses revelaram-se um retrocesso para o jogador, que no Real vinha sendo aposta consistente, tendo mesmo terminado a temporada a competir no plantel de Juvenis A do clube de Queluz, onde mostrava promissoras qualidades que no Belenenses não mereceram aposta, tendo no Restelo João Pais conseguido 4 golos nessa edição do Nacional de Juvenis.

Terminada essa temporada, João Pais seria convidado por um dos treinadores adjuntos que com ele trabalhou nos 'azuis' para com ele sair para o Estrela, um convite que lhe pareceu apropriado, tendo cumprido a sua temporada como sub-17 já na Reboleira, visto que na pré-temporada havia recebido de Romeu Almeida aval para a sua libertação.

No entanto, João Pais entraria com o 'pé esquerdo' na Amadora ao lesionar-se na partida de estreia, frente ao Benfica, tendo um problema num tornozelo obrigado o atleta a parar durante um mês, voltando a conseguir o seu lugar na equipa para pouco depois voltar a lesionar-se, desta feita numa anca, o que o levou a parar mais um mês, tornando a sua primeira época no Estrela um calvário que esta temporada seria totalmente esquecido, face à boa temporada que vem protagonizando.

Os objectivos de carreira de João Pais são ambiciosos, passando por um dia poder competir no Real Madrid, onde actua o seu grande ídolo Cristiano Ronaldo, de quem já recebeu um par de chuteiras, um privilégio que conseguiu pelo facto de ter chegado à fala com a mãe de CR7, D. Dolores.

Tendo encontrado a mãe do craque no aeroporto, João Pais processou depois uma 'troca' que não mais esquecerá, tendo oferecido à estrela que brilha no Real Madrid e na Selecção Nacional a sua camisola número 7 com que actua ao serviço do Estrela, recebendo as cobiçadas chuteiras de Ronaldo, com quem um dia gostaria de se encontrar em campo.

No entanto, este sonho ainda parece longínquo, sabendo o jovem atleta que apenas o poderá alcançar com muito trabalho, podendo o caminho iniciar-se em breve com uma convocatória para a Selecção Nacional sub-18, que se constitui o imediato objectivo pessoal de João Pais.

Nome: João António Pinto Pais.
Posição: Médio Ofensivo/Extremo esquerdo.
Data de Nascimento: 22 de Fevereiro de 1993 - 18 anos.
Altura/Peso: 1.71 m/ 61Kg.
Nacionalidade: Português.
Clube: Clube de Futebol Estrela da Amadora.

Texto: Rafael Reis.
Imagem: D.R.

Sem comentários:

Enviar um comentário