Porque eles são os melhores naquilo que fazem...e também os mais novos.

Venha daí conhecêlos!

domingo, 14 de agosto de 2011

JOSÉ GRAÇA



Jogador criativo, cujo regresso foi muito saudado pelos adeptos

Apurado, como se esperava, sem grandes sobressaltos para a Fase Final do Nacional de Juniores, competição que há várias temporadas tem vindo a escapar, o Benfica projecta este ano uma candidatura sustentada ao título, em virtude da competitividade do seu plantel. Possuidor de um sector ofensivo bastante respeitável, os encarnados vêem também muito bem guardada a posição de médio criativo, lugar para o qual as águias contam várias opções de qualidade que muitas vezes partilham o posto na equipa, em virtude da polivalência da maior parte destes jogadores.

Para a posição de médio criativo as opções encarnadas são várias, passando pelos habituais titulares Rúben Pinto e Diego Lopes, sendo que o brasileiro tem também competido com grande regularidade pelas alas, vendo esta dupla o seu lugar bem protegido por outros atletas.

Poderão cumprir esse posto o raçudo Francisco Santos Júnior, que pode cumprir várias funções a meio-campo, assim como o veloz Ademir Santos, ou também Paulo Teles, que embora esta temporada venha competindo como médio de contenção competia como '10' enquanto Juvenil A, podendo também constituir opção o atacante Alípio Brandão, a partir da sua velocidade e capacidade de rasgo.

Para além destas opções, o Benfica possui outra opção de qualidade, que se assume um verdadeiro criativo disposto a esquecer o tempo perdido e a regressar aos grandes momentos. Bastante apreciado pelos adeptos encarnados pelo seu complicado historial de lesões na formação benfiquista, José Miguel Graça poderá constituir um excelente reforço para esta Fase Final, em virtude do seu futebol criativo e bem desenhado, que o torna candidato a um lugar na equipa, incluindo-se assim numa férrea e saudável disputa por um lugar de titular.

No entanto, José Graça sabe que um regresso de sonho não será nada fácil, por vários motivos. Em primeiro lugar, porque parte atrasado na procura de um lugar que tem sido apontado por dois dos mais promissores atletas dos escalões de formação benfiquistas, Rúben Pinto e Diego Lopes, que contam ainda a vantagem de terem realizado uma pré-temporada completa e se encontrarem na plenitude das suas capacidades físicas.

Assim, o criativo enfrenta duas dificuldades que deverão ainda algum tempo a ser ultrapassadas, que consistem no facto de o lugar já se encontrar ocupado e de a sua condição física não ser ainda a melhor. Contudo, a capacidade táctica de José Graça permite-lhe também assumir um posto pelas alas, onde se poderá apresentar um forte apoio à equipa pela sua boa colocação e espírito de luta, mostrando apetência para evoluir preferencialmente pela direita, mesmo que se adapte com facilidade à esquerda.

Fora de acção na passada temporada, José Graça espera esta temporada contribuir para a conquista do Nacional de Juniores

A forma dedicada com que pode assumir as funções de extremo direito e médio criativo comprovam a visão de jogo de José Graça, uma das suas principais virtudes, a par da sua inteligência na ocupação de espaços, que compensa um aspecto em que não parece exemplarmente dotado, a velocidade. No entanto, o seu estilo batalhador tão admirado pela bancada vale-lhe o apreço de quem aprecia um bom esforço individual, podendo o benfiquista tornar-se uma boa opção para a ala face à forma incómoda como pressiona quando não tem a bola em seu poder.

José Miguel Graça poderá tornar-se nesta Fase Final uma boa arma para contrariar os esquemas defensivos adversários, que poderão sentir alguma confusão com a sua inclusão numa ala, face aos movimentos diagonais que poderá empreender, que o afastariam da linha de fundo, mas em alternativa poderão tornar a ligação entre o sector ofensivo mais dinâmico, podendo na sua acção encontrar-se vários momentos de ruptura que poderão constituir-se essenciais na disputa de uma equilibrada Fase Final.

Este Nacional de Juniores poderia constituir a sua última oportunidade de conseguir um título na formação do Benfica, uma vez que mesmo competido no clube encarnado há vários anos esteve sempre longe de consegui-lo, tendo na última temporada, na qual praticamente não jogou em virtude da sua grave lesão, consistindo a possibilidade mais consistente face ao segundo posto conquistado no final do Nacional de Juniores.

Atleta da casa encarnada desde o segundo ano de Infantil, José Graça manteve-se ao serviço do clube até à actualidade, depois de ter dado os primeiros passos na AD Sanjoanense, na qual também passou por diversas posições, desde o centro do ataque até à posição de médio centro, tendo em São João da Madeira começado a desenvolver a sua capacidade táctica, competindo nos quadros do clube durante as temporadas de Escolas e as primeiras temporadas como Infantil, sendo que a temporada sub-13 já foi passada na Luz.

O retorno de lesão poderá abrir outras perspectivas a José Graça, que conhece as dificuldades que terá de ultrapassar para merecer uma ligação profissional com o Benfica, com quem termina a sua formação no final da temporada.

Com 5 partidas disputadas na actual edição do Nacional de Juniores e um golo marcado, o criativo terá nos próximos 15 encontros (14 na Fase Final e o próximo derby frente ao Sporting) que terá pela frente até final da época hipóteses para conseguir chegar à primeira temporada como sénior com vínculo às águias, algo que apenas conseguirá caso consiga obter oportunidades com maior frequência.

Nome: José Miguel Nunes Coelho Graça
Posição: Médio Ofensivo/ Médio ala direito
Data de Nascimento: 11 de Janeiro de 1992 - 19 anos
Nacionalidade: Português
Clube: Sport Lisboa e Benfica

Texto: Rafael Reis
Imagem: Academia de Talentos

Sem comentários:

Enviar um comentário