Porque eles são os melhores naquilo que fazem...e também os mais novos.

Venha daí conhecêlos!

domingo, 14 de agosto de 2011

JOSÉ POSTIGA



Grande referência ofensiva dos Iniciados A do Sporting, José Postiga não jogará mais esta época

Na sua caminhada para recuperar o título nacional de Iniciados, na posse do Benfica, o Sporting procurou desde a fase regular do Campeonato, no qual se viu incluído na Série E, grupo onde encontrava entre outros adversários precisamente o grande rival, que desde logo trazia a necessidade de se evidenciar superioridade que pudesse permitir uma justificada candidatura ao título de sub-15, o que acabou mesmo por suceder, com os leões a concluírem a fase regular do campeonato na primeira posição.

Para esse desfecho que colocou o Sporting na segunda fase da competição, na qual competiu frente a Angrense, Vitória de Setúbal e União de Leiria, muito contribuiu uma unidade de grande produção, que pela sua hábil movimentação e presença física rendia muitos golos e produtividade atacante à equipa, o ponta-de-lança José Postiga, que no entanto acabou por não ter a sorte do seu lado, lesionando-se com gravidade na perna direita.

O problema sucedeu-lhe na partida que marcava a última jornada da Série E, na qual o Sporting haveria de confirmar a sua liderança ao bater o Belenenses, tendo vencido a partida mas perdido aquela que seria a sua unidade em maior plano de evidência, que não poderá dar o seu contributo ao seu conjunto até ao final da temporada, tendo sido operado recentemente, felizmente com sucesso, podendo os adeptos leoninos esperam muitos golos, como é timbre do jovem Postiga, no seu regresso à competição.

No entanto, a recuperação ainda estará no seu início, encontrando-se José Postiga ainda limitado em vários gestos que o impedem de trabalhar com normalidade, estando marcado o completo restabelecimento médico do atacante verde-e-branco para Janeiro de 2012. No entanto, estando-se na presença de um jovem em período de crescimento em termos de estrutura física, parece provável que José Postiga possa regressar à competição antes desse prazo.

Actualmente o atacante encontra-se a recuperar de lesão, estando previsto o seu regresso apenas na próxima época

O impedimento físico de José Postiga parece ainda mais lamentado devido ao momento em que surgiu, concluindo um período em que o ponta-de-lança se encontrava num excelente estado de forma, registando um total de 31 golos em 25 partidas disputadas, a somar aos dois encontros em que competiu pelo escalão seguinte dos leões, o plantel de Juvenis B, tendo pelos sub-16 defrontado Sacavenense e Belenenses, tendo apontado inclusivamente um golo ao emblema da Cruz de Cristo.

José Postiga apresentava um elevado rácio de eficácia na hora de rematar à baliza no Nacional de Iniciados e nas oportunidades de que dispôs na Divisão de Honra da AF Lisboa em Juvenis, motivando os responsáveis leoninos, que sabiam encontrar-se na presença de um elemento em franca evolução, que agora conhecerá uma interrupção de vários meses.

Os golos fizeram sempre parte do 'cardápio' de José Postiga, que iniciou a prática da modalidade aos 7 anos, quando entrava no plantel de Escolas do Varzim SC, onde competiria por duas temporadas, tendo apontado um número aproximado de 70 golos por cada uma das temporadas, o que desde logo chamava a atenção sobre este pequeno 'matador'.

Após a revelação nas Escolas, José Postiga competiria durante mais duas temporadas nos Infantis A do Varzim, uma vez que quando possuía idade de Infantil B já competia na equipa do ano seguinte, tendo atingido a marca dos 30 golos nessa edição do Distrital de Infantis da AF Porto.

Goleador no Varzim, José Postiga revelou potencial aproveitado pelo Sporting



Nessa altura, José Postiga suscitava desde logo a atenção de ambos os grandes de Lisboa, tendo inclusivamente competido pelo Benfica em torneios como Infantil B, acabando por regressar ao Varzim, pelo qual apontou 70 golos numa edição do Distrital em que se posicionou na segunda posição, apenas atrás do campeão FC Porto.

À entrada para a sua temporada de estreia como Iniciado, Alcochete surgiu no caminho de José Postiga, que aceitaria de pronto mudar-se para o Sporting, integrando uma das equipas sub-14 dos leões, o plantel de Iniciados B, no qual se impôs como titular de imediato.

As primeiras partidas de José Postiga revelavam a sua rápida adaptação, que desde logo lhe permitiu colocar em práticas as suas fortes qualidades, destacando-se pelo leão nos torneios que disputou, tendo em vários conquistado o troféu de melhor marcador.

A preponderância do avançado evidenciava-se também no próprio campeonato, no qual o Sporting encontrou uma carreira complicada na Divisão de Honra da AF Lisboa em Iniciados, na qual o conjunto orientado por Pedro Gonçalves passou grande parte da prova com um claro atraso pontual em relação ao rival Benfica.

Estatuto de goleador do seu escalão deverá ser recuperado assim que estiver restabelecido

Numa fantástica corrida ao 'sprint', o Sporting conseguiria mesmo a conquista do título distrital na última jornada, vendo o seu triunfo associado a um surpreendente empate ante o Odivelas resultar numa liderança partilhada que atribuía o título aos verde-e-brancos, oferecendo o até agora único título da carreira de José Postiga, que em termos pessoais se adaptou com muita facilidade aos leões, revelando um completo entrosamento com os seus companheiros.

Muito acarinhado pelos responsáveis sportinguistas, o ponta-de-lança ajudava ao sucesso da equipa com um total de 23 golos apontados na competição, indicando uma promissora época de estreia mesmo que tenha estado lesionado durante dois meses, o que o impediu de apontar ainda mais golos, o que não evitou que a passada temporada tenha sido bem positiva, tendo-lhe até valido o 'prémio' de competir em dois encontros pelo escalão superior, a equipa de Iniciados A.

Natural da Póvoa de Varzim, José Postiga reside nas Caxinas das quais tanto se têm falado pelo facto de nelas terem residido a infância de Fábio Coentrão e do irmão mais velho de José, Hélder Postiga, que se encontra no plantel principal leonino como modelo para o 'caçula' que pretende aprender com o seu diferente estilo como atacante, residindo as diferenças no estilo mais técnico e ritmado de Hélder face à forma mais explosiva do jovem José em frente à baliza.

A velocidade, o poder de choque e o instinto matador de José Postiga torná-lo-ão um dos mais promissores craques da formação do Sporting, que espera continuar a revelar as qualidades do seu ponta-de-lança nas selecções por altura do seu regresso, depois de ter representado a Selecção Distrital da AF Lisboa em sub-14, para nesta temporada chegar à Selecção Nacional sub-15, tendo integrado um estágio que poderá ter servido de apresentação para um futuro mais denso ao serviço de Portugal.

Nome: José Manuel Marques Postiga
Posição: Ponta-de-lança
Data de Nascimento: 3 de Maio de 1996 - 14 anos
Altura/Peso: 1,78 m/65 kg
Nacionalidade: Português
Clube: Sporting Clube de Portugal

Texto: Rafael Reis

Sem comentários:

Enviar um comentário