Porque eles são os melhores naquilo que fazem...e também os mais novos.

Venha daí conhecêlos!

domingo, 14 de agosto de 2011

JUARY SOARES



Após um ano a ganhar embalagem, assumiu um posto de indiscutível

Tricampeão nacional de Juniores, do Sporting espera-se um papel extremamente importante na disputa da edição deste ano desta prova, esperando-se uma luta até ao último momento por parte dos leões nesta Fase Final para continuar a bater registos na formação do clube conquistando o 'tetra', o que constituiria um facto inédito na história do clube, visto que também o tricampeonato que hoje detém também o era. Para assumir esse forte objectivo, os leões atacarão a prova com uma equipa ambiciosa, mas igualmente muito jovem.

Identificando os activos que completam o plantel sub-19 leonino, verificar-se-á que a maioria dos atletas que compõem o grupo é composta por atletas de primeiro ano, um facto que salta à vista no onze-tipo mais utilizado por José Lima, onde para além dos lesionados Miguel Serôdio e William Carvalho, que seriam fortes candidatos à titularidade, no lote de titulares figuram como indiscutíveis o guarda-redes Luís Ribeiro, o médio centro Afonso Taira, o criativo José Lopes 'Zezinho', já chamado a trabalhar com o plantel sénior, e com frequência também o avançado Matheus Coelho.

Para juntar a estes atletas juntar-se-á mais um defensor que tem vindo a surpreender pela positiva, tendo em conta que se encontra na primeira temporada ao serviço dos leões. No centro da defesa leonina, Juary Soares, que há duas temporadas chegou a Portugal vindo da Guiné-Bissau, tem vindo a revelar-se o foco de estabilidade de um sector que poderá revelar-se o mais inexperiente da equipa, o defensivo.

Assim, Juary ganha uma importância acrescida, tendo em conta que muitas vezes o central africano terá de assumir o papel de 'patrão da defesa', como resultado de em grande parte dos encontros se revelar o único sub-19 no sector defensivo leonino.

Embora se encontre há duas temporadas em Portugal, esta temporada regista a sua estreia de leão ao peito, parecendo não sentir dificuldades para se impor, fazendo uso das suas especiais características que o tornam um central especial, mas igualmente eficaz, uma vez que se consegue impor fisicamente na área mesmo sem se mostrar especialmente dotado em termos de estatura física, o que convenceu desde logo o Sporting desde o momento em que iniciou o trabalho na Academia Sporting Puma, em Alcochete, onde cumpriu toda a pré-temporada da época de 2009/2010.

Pese a qualidade demonstrada, que lhe valeu o apreço da estrutura leonina, a inclusão de Juary Soares num grupo que se encontrava fechado em termos de soluções para o centro, constituído por Nuno Reis, Matheus Bissi da Silva, Miguel Serôdio e João Freitas, o que levou a que o Sporting tivesse encontrado uma solução competitiva para o jogador, sem no entanto o perder de vista e, mais importante, da sua alçada, mantendo o central no futebol português, colocando-o na União de Leiria. Com efeito, na Academia de Santa Eufémia teria uma experiência bem proveitosa, que acabaria no seu regresso.

Num plantel competitivo como o do Leiria que, de resto, esta temporada se qualificou para a Fase Final do Nacional de Juniores, Juary Soares cresceria como jogador, conquistando o seu lugar sem dificuldade, acabando por voltar a evidenciar qualidade em respeitáveis exibições como na visita à própria 'casa mãe', onde deixou novamente os responsáveis leoninos e desta feita também os adeptos que se encontravam na Academia Sporting Puma, que verificaram o guineense na liderança do último reduto leiriense, responsabilizando-se pela marcação a Amido Baldé, contra quem já havia jogado na Guiné Bissau.

O Sporting haveria de vencer por 1-0, com um golo do possante ponta-de-lança. No entanto, a capacidade de marcação de Juary ficava na retina, voltando na segunda volta a repetir a dose, voltando a destacar-se frente aos verde-e-brancos, desta feita em Leiria, onde teria a oportunidade de marcar o único golo da sua equipa, completando assim o seu terceiro golo nessa edição do Nacional de Juniores, justificando o seu retorno a Alcochete, onde o seu futebol agora se revela útil, destacando-se pelo seu muito forte poder de impulsão, que lhe possibilita a obtenção de vários golos de cabeça.

Desta forma, no Sporting Juary já ultrapassou a marca conseguida em Leiria, tendo já apontado quatro tentos, um número interessante para um defesa central, tendo marcado sempre em robustos triunfos da sua equipa na recepção ao Marítimo, nas visitas ao Real SC e Estoril Praia e, por fim, na recepção ao Belenenses.

Todavia, Juary Soares possui outras características de relevo para alem da capacidade concretizadora, destacando-se pela boa colocação no terreno que torna quase invisível a sua mediana velocidade, mostrando também muita concentração, que o torna um exímio marcador individual, mesmo perante atacantes de maior envergadura física.

Curiosamente, a carreira de Juary Soares esteve sempre pintada de verde-e-branco, uma vez que se revelou para o Sporting na sua 'sucursal' na Guiné, o Sporting de Bissau, destacando-se nas camadas jovens do clube leonino juntamente com outra promessa que reencontrou no Sporting, o criativo José Lopes 'Zezinho', que partiria para Portugal uma temporada antes de Juary, figurando novamente a dupla como habitual titular no conjunto leonino, bem aos tempos de Bissau.

Na sua segunda temporada como sénior, Juary encontra-se em situação favorável, apresentando credenciais para o Sporting, como até para a sua nação, onde se sabe que Luís Norton de Matos deixa um olhar atento à juventude, mantendo entre as suas escolhas regulares Zezinho e Bacar Baldé, defensor do FC Porto, que também compete no Nacional de Juniores.

As convocatórias destes dois atletas abrem a Juary a esperança de merecer uma oportunidade nos próximos tempos na sua selecção, o que lhe permitiria estrear-se como internacional e, quem sabe, começar a deixar impressões para que possa manter a sua ligação aos leões, visto tratar-se na sua última temporada na formação, na qual poderá conquistar o primeiro título da sua carreira.

Nome: Juary Martinho Soares
Posição: Defesa Central
Data de Nascimento: 20 de Fevereiro de 1992 - 18 anos
Nacionalidade: Guineense
Clube: Sporting Clube de Portugal

Texto: Rafael Reis

Sem comentários:

Enviar um comentário