Porque eles são os melhores naquilo que fazem...e também os mais novos.

Venha daí conhecêlos!

domingo, 14 de agosto de 2011

Romário dos Santos



Típico esquerdino, Romário encontra-se cedido ao FC Porto

Composta por atletas de diferentes nacionalidades, podendo verificar-se a presença das mais variadas origens no plantel do conjunto de Juniores do FC Porto, possuindo o jovem dragão desde um norte-americano até um ganês, nem por isso os componentes internacionais do plantel se impõem entre as escolhas indispensáveis de Rui Gomes, lutando por um lugar entre os eleitos para o onze titular. Nesta fase, analisando os atletas que têm sido escolhidos pelo técnico portista, apenas um não-português tem vindo a prevalecer como opção regular para o técnico.

Na lateral esquerda tem imperado o brasileiro Romário dos Santos, que tem feito bom uso dos seus recursos bem vincados de puro esquerdino para reclamar o seu lugar na equipa titular do FC Porto, tendo vindo a progredir da forma que mais se aprecia em formação, de forma faseada, com regularidade, mostrando-se actualmente entrosado com toda a equipa depois de ter iniciado a temporada em desvantagem na luta pelo lugar face à disputa do lugar com o guineense Bacar Baldé, que consigo trazia a vantagem de já levar um ano de FC Porto nas pernas.

A experiência de Bacar Baldé, que se verificava também pelo facto de já somar partidas como internacional A pela Guiné Bissau, para além da sua forte disponibilidade defensiva, colocavam-no como favorito para assumir a titularidade, tendo o tempo viria esclarecido que seria outro o dono da lateral esquerda dos dragões. Mesmo não se apresentando tão forte a defender como o seu companheiro de posição, o que não lhe permite fechar ao centro com tanta frequência, Romário Guilherme dos Santos tem dado mostras de se constituir um lateral mais completo.

As características do esquerdino brasileiro apontam para um lateral esquerdo bem típico do futebol brasileiro, rápido e dotado tecnicamente, fazendo uso do seu bom toque de bola para subir com afinco pelo seu flanco, tornando a esquerda um bom percurso para as acções ofensivas da equipa, o que o tornou um elemento muito importante para a acção da equipa.

Atleta forte a sair em transição, Romário dos Santos apresenta-se forte a recuperar

Com Romário dos Santos como principal nome para a esquerda o FC Porto dominou a Zona Norte do Nacional de Juniores com facilidade, tendo há muito assegurado a passagem à Fase Final, uma meta alcançada sem grande esforço, o que se denota pela 'performance' portista, que mostra um registo limpo a nível de derrotas, tendo cedido igualdades em três partidas que se realizaram fora do seu reduto, tendo permitido a divisão de pontos em Braga, Coimbra e precisamente na última partida disputada, em Leça do Balio, em casa de um aguerrido Leixões.

A Fase Final, na qual os dragões encontrarão Sporting, Benfica, o surpreendente União de Leiria e um elemento ainda a designar na Zona Sul, enquanto na Zona Norte será acompanhado pelo Vitória de Guimarães, faltando ainda apurar-se dois apurados, trará um verdadeiro teste ao desempenho defensivo de Romário dos Santos.

Ainda assim, as dezanove partidas já decorridas da Zona Norte deixam transparecer um lateral forte na transição, apresentando-se lesto a lançar-se para o ataque em velocidade da mesma forma eficaz com que desde logo recupera a sua posição quando a equipa se vê obrigada a recuar de forma rápida.

A adaptação de Romário dos Santos a Portugal tem vindo a decorrer de forma tranquila, depois de o jovem brasileiro se ter revelado para o FC Porto ao serviço do modesto Pão de Açúcar Esporte Clube, onde já competia no escalão sénior do emblema de São Paulo, que compete na pouco conhecida II Divisão paulista.

Reconhecidos os sinais de talento do esquerdino brasileiro, Romário dos Santos chegava ao Olival na companhia de um companheiro que com os mesmos 18 anos já alinhava no emblema patrocinado pelo grupo de supermercados brasileiro, o avançado Rafael Diniz, conhecido como Rafinha, tendo chegado ambos os atletas por empréstimo aos azuis-e-brancos.

Passará pelo talento de ambos a oportunidade de se manter a competir no futebol europeu, podendo entrar no futebol sénior por uma porta bem convidativa, o ambicioso FC Porto, que poderá avançar para a compra dos direitos de ambos os atletas caso as qualidades da dupla convençam os responsáveis portistas para um futuro que poderá constituir-se bem 'açucarado', fazendo jus ao emblema onde conheceu a sua formação.

Nome: Romário Guilherme dos Santos
Posição: Defesa lateral esquerdo
Data de Nascimento: 13 de Março de 1992 - 18 anos
Altura/Peso: 1,71m /71 kg
Nacionalidade: Brasileiro
Clube: Futebol Clube do Porto

Texto: Rafael Reis
Imagem: Jornal O Jogo

Sem comentários:

Enviar um comentário