Porque eles são os melhores naquilo que fazem...e também os mais novos.

Venha daí conhecêlos!

domingo, 14 de agosto de 2011

SAMIR BADR



Pouco utilizado no FC Porto, o dragão proporciona-lhe a experiência europeia que procura

Uma das nações em maior ascensão no futebol mundial será os EUA, que com o progredir dos anos se torna cada vez mais consistente como nação, integrando de forma frequente os Campeonatos do Mundo que se vão disputando, deixando os 'yankees' a mensagem ao Mundo do futebol que o futuro poderá passar por eles, assim resolvam um problema estrutural que, assim que esteja colmatado, poderá lançar a nação das 'Stars and Stripes' como grande potência da modalidade.

Caso consigam crescer na formação de jovens atletas, o que há pouco mais de uma década parecia inexistente por terras americanas, onde a MLS local não parece competitiva o suficiente para formar uma selecção de referência, os EUA poderão evoluir como desejam no Mundo do futebol.

Assim, os jovens americanos procuram experiência europeia, podendo verificar-se que nos últimos anos Portugal tem também contribuído para a evolução do 'soccer' americano pela presença de jovens atletas no futebol nacional, tendo o Benfica conseguido a contratação do criativo Freddy Adu, que já abandonou a Luz, enquanto o rival Sporting com a presença de dois internacionais jovens americanos, Alexander Zahavi, que possui também nacionalidade portuguesa, e ainda Gregory Garza.

Para além do extremo e do lateral esquerdo, os dois campeões nacionais de Juniores ao serviço do leão, outros emblemas dariam oportunidades a atletas dos EUA, como o Sp.Braga ao central Gale Agbossoumonde no seu plantel de Juniores, e o Estoril, que possui para além de Garza Tony Taylor e Bryan Arguez.

No total, no Mundial sub-20 deverão estar Alex Zahavi, Greg Garza e Gale Agbossoumonde, sendo que muito provavelmente o dono das redes também se perfile um atleta que em Portugal conclui a sua formação, Samir Badr, que integra o plantel de Juniores do FC Porto, onde muito embora não compita com frequência poderá aspirar ao lugar de titular na sua selecção, muito devido ao facto de receber uma essencial formação europeia.

Trabalhando com as exigências do FC Porto, o trabalho realizado nos azuis-e-brancos poderá colocá-lo em vantagem em relação à concorrência com quem discute um lugar na baliza americana, podendo assim colocar os dragões em destaque pela qualidade dos seus jovens guarda-redes, que poderá identificar-se já no próximo Verão com a presença de dois dos guarda-redes que compõem o seu plantel sub-19 a serem chamados ao Mundial sub-20.

Essa possibilidade parece muito provável, uma vez que se Samir Badr fará parte dos eleitos de Thomas Rongen para a continental prova, Portugal deverá levar também o titular das redes portistas para a prova que se disputará na Colômbia, Tiago Maia, que deverá reclamar um lugar entre o lote de convocados face à sua titularidade nas redes portuguesas no Europeu sub-19 do ano passado, ainda como sub-18.

Mesmo sem competir com regularidade, Samir Badr agrada aos responsáveis portistas pela sua qualidade

Aliás, em Tiago Maia passa muito do presente de Samir Badr, que vê na evolução do companheiro luso o único obstáculo para defender a baliza do FC Porto, uma vez que as suas qualidades são reconhecidas pelos responsáveis portistas, que verão no forte posicionamento e na elevada estatura, visto tratar-se de um gigante de 1,95 m, fortes argumentos do guardião internacional sub-20 norte-americano, que possui qualidades suficientes para defender a baliza portista no Nacional de Juniores.

Não deverá revelar-se na baliza um eventual ponto fraco do dragão na luta pelo título nacional à entrada para a Fase Final, uma vez que para lá do titularíssimo Tiago Maia e do seu pretendente Samir Badr, os dragões possuem o sub-18 Elói Silva, também ele internacional jovem por Portugal, mostrando que a baliza do FC Porto estará bem guardada numa fase decisiva do Nacional de Juniores.

Desta experiência no plantel sub-19 portista, Samir Badr apenas deverá lamentar a falta de oportunidades, que lhe poderão ter afastado alguma rotina de baliza numa temporada tão importante para a sua afirmação no futebol europeu, uma vez que ainda terá mais um lote de partidas para espreitar novas oportunidades, chegando ao Mundial com um estatuto reforçado que a titularidade da baliza do FC Porto certamente lhe atribuiria.

Uma possível afirmação no Dragão poderia atirar Samir para um caminho bem interessante para o guardião que chegou no Verão de 2010 para um período de testes no qual agradou sobremaneira aos responsáveis portistas, que confirmaram as perspectivas de quem o orientou nos EUA, apontando-lhe um futuro que poderá mesmo chegar a internacionalizações A com a selecção norte-americana.

Até chegar a Portugal, Samir Badr cumpriu um percurso seguro no futebol jovem dos 'yankees', que como se sabe conta uma profunda educação escolar, mostrando no futebol escolar aptidões essenciais para um guarda-redes de qualidade, que chegou de forma tranquila às portas da MLS, chegando ao DC United, da capital Washington, em 2009, tendo preferido abandonar a Terra do Tio Sam em busca do sucesso europeu.

A experiência na temporada passada resumiu-se em partidas competitivas na Liga Intercalar, uma vez que não se encontrava inscrito na FPF. Mesmo assim, conseguiu durante a temporada trabalhar com o plantel principal, tendo até essa possibilidade estado em aberto nesta pré-temporada face à ausência de Beto no Mundial 2010, tendo André Villas-Boas preferido segurar Hugo Ventura até ao regresso do internacional português da África do Sul.

Desconhecendo-se a data de expiração do seu vínculo profissional com o FC Porto, o gigante norte-americano sabe que apenas merecerá a continuidade nos quadros do dragão competindo com maior regularidade. Caso a permanência no FC Porto não seja possível, mais encontros de azul-e-branco poderiam significar a permanência na Europa, até mesmo em Portugal, onde teria o iniciativo de tornar-se o primeiro guarda-redes dos EUA a competir em competições profissionais em terras lusas.

Nome: Samir Mazen Badr
Posição: Guarda-Redes
Data de Nascimento: 2 de Abril de 1992 - 18 anos
Altura/Peso: 1,95/81 kg
Nacionalidade: Norte-Americano
Clube: Futebol Clube do Porto

Texto: Rafael Reis
Imagem: D.R.

Sem comentários:

Enviar um comentário